domingo, 19 de junho de 2011

Ensino Escolar (Instituição Escola)

       Qual é a trama social desenvolvida nas relações dentro da ESCOLA? 

Na escola poucos se dão conta da estrutura que a envolve e como nós assimilamos esses conteúdos. A própria forma como as escolas se organizam e passam o conteúdo aos alunos ainda é uma forma arcaica e totalmente autoritária na qual não se privilegia o bom relacionamento entre aluno e cultura.

 A escola não exerce uma função que ela deveria exercer que é a de desenvolver um individuo consciente da sua condição social e a formação de um sujeito mais crítico quanto a realidade que o oprime. Isso tanto nas escolas publicas e particulares porque cada setor da sociedade tem as suas mazelas e é afetado por seu próprio segmento social (ricos e pobres). E nesse quesito podemos dizer que a escola é tão alienante quanto a Industria Cultural (TV, Internet, Rádio, etc). Se você olhar uma criança pequena na entrada da escola andando (se arrastando quase) de cabeça baixa indo por obrigação parece um operário desiludido com seu emprego enfadonho na fábrica. Isso porque a estrutura escolar ainda é um instrumento que reproduz a ordem estabelecida da sociedade capitalista, ou seja, a escola funciona em função do trabalho e não em função do desenvolvimento sócio-intelectual. Vale salientar que toda a sociedade funciona para o trabalho não só a escola, agora se isso é o certo ainda mais tendo em vista os trabalhos que as pessoas exercem (chatos, massacrantes) enquanto poderiam estar desenvolvendo seu lado intelectual e moral eu não sei.

 Algumas coisas podem servir para fazer um paralelo de como nosso ensino é disposto de forma a conformar e preparar o aluno para o modelo defasado de trabalho que a sociedade vigente exige, e como esse conteúdo é passado de forma Manifesta e Latente (Manifesto é o conteúdo que assimilamos conscientemente e Latente o conteúdo implícito que nós é aprendido de forma inconsciente). Por exemplo o horário da escola começar justamente as 7:00 horas da manhã (Manifesto) um horário totalmente desnecessário ainda mais pra quem está em fase de crescimento e necessita de mais repouso. Sinceramente quem presta atenção nas 2 primeiras aulas? Eu sempre dormia nelas, afinal de contas quem nunca se pegou naquela sequencia “maravilhosa” das aulas de matemática seguidas das de química nos 2 primeiros horários em plena segunda-feira? Quem aguenta isso as 7:00 horas da manhã? Este horário é conveniente, porque, além de não atrapalhar os pais que precisam trabalhar as 8:00 ele serve também pra já inserir na cabeça do sujeito a rotina do modelo de trabalho clássico do capitalismo (Latente).

 Se você reparar na formação física da escola você tem as cadeiras dispostas em fileiras aonde você não consegue enxergar ao rosto dos colegas fortalecendo assim ao caráter individualista e frio da sociedade. E o sinal do intervalo que parece um apito de fabrica chamando os "operários" para mais "labuta".
Tem o uniforme que além de servir para pagar mico (na realidade um King Kong mesmo) ele serve como uma forma de tirar a identidade (individualidade) do aluno e o transformar em mais um, com a desculpa de que todos tem de ser iguais na escola. Ai eu pergunto na sociedade todos são iguais? Não né. Sendo assim é apenas mais uma maneira de conformar o cidadão das obrigações que são impostas a ele de forma que ele nem se dê conta.

  Aprendemos também a hierarquia autoritária desde o jardim de infância, com os professores vigiando e impondo trabalhos como um chefe na firma. Sem se dar conta muitas vezes o professor pensa que está fazendo o melhor e inserindo o gosto pela cultura no aluno mas na realidade ele só esta aplicando um modelo enfadonho e conformista que a sociedade exigiu dele e ele exige do aluno.

 A escola deveria servir como campo para moldar todos os sentidos dos alunos e criar um ser ativo e não passivo as imposições externas. O país além de precisar de mais educação precisa urgentemente reformular a maneira como a educação é passada e assimilada pelo aluno e o real valor da instituição escolar no contexto social. Porque nela só nos ensinam a reproduzir conteúdos (não desenvolve satisfatoriamente o potencial criativo nem crítico) e a nos preparamos para o trabalho pois na grade curricular do aluno a maioria das matérias só desenvolvem o lado cognitivo e intelectual (isso quando o conseguem) deixando de lado o caráter moral, criativo e crítico.

 Não é a toa que nos últimos anos do ensino nos voltamos para a especialização em uma área de trabalho em específico (curso superior). Criando, na minha visão, áreas de conhecimento e trabalho umas desconexas as outras. Prejudicando a sociedade numa visão mais integral, promovendo uma segregação do conhecimento em áreas afins, ou seja os estudos que poderiam se complementar e enriquecer uns aos outros se mantém distanciadas pelo modo como a educação é estruturada e nos é passada. Voltando ao ensino de base, teriamos por exemplo que promover um maior enfoque na qualidade do ensino da filosofia (e sociologia também) e não só torna-la uma aula chata e que parece ser sem sentido paras os alunos e despertar-lhes a consciência do quanto essa área do conhecimento nos é util.

Outra defasagem é não termos aula de psicologia e psicologia social, o que poderia favorecer aos alunos a entenderem a si mesmos e as condições que lhes são impostas, para assim terem a chance de mudar a sua própria realidade. Deveriam haver aulas de direito para elucidar os aspectos que abrangem a lei na sociedade e poder entender quais são seus direitos de fato. Bom é sabido que não é do interesse de ninguém (políticos de alto escalão, ricos e toda a elite dominante) pois a alienação é a base para a ideologia do “capitalismo elitista” vigente.  

2 comentários:

  1. Eu vou escrever um comentarioo,sou nova nesse texto , que vc escreveu vou falar de outra coisa ,
    gostei mto desse texto de escola , mais vc podia fazer de amor .... sobre varias coisas ......
    Gostei muito de vc felipe palma , sabi que eu sempre vou estar perto de Vc amigoooo ... nunca esqueci de mim,sempre vou estar no seu lado....
    Sempre conti cmg ....

    bjuss de drikinha***crosta sz
    Meu nome é ; Adriana crosta sz

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  2. Eai guri! Por conhecidencia estou lendo nesse momento um livro da Bauhaus, e estou bem no capítulo que fala da reforma anti-acadmêmica, da uma olhada que podes complementar teu pensamento, um dos aspectos interessantes da Bauhuas ( estou falando na época de sua criação, 1920 ), ou seja bem vanguardista para hoje, imagina 100 anos atraz, mas emfim a Bauhaus eliminou a figura do professor e da aula formal, todo trabalho era desenvolvido em atelies livre de horarios fixos, o próprfio "mestre" assim designado o professor de hoje, só era obrigado a dar aula formal uma vez por semana, acho interessante porem, em nossa ignorância intelectual de hoje, e eu não me considero aparte, acho que não iria render muito né ? afinal temos a novela, futebol, internet, festas...tentei te ligar manda noticias! abraçãoo!

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